Educação - Terça-feira, 09 de Abril de 2019

LEONDENIZ É APRESENTADO AO PROJETO ESCOLA INTEGRAL

O presidente da Câmara Municipal de Apiaí, Leondeniz Carneiro, recebeu, dia 8 de Abril, a visita da professora da Escola de Tempo Integral e diretora da escola Professora Antónia Baptista Calazans Luz, Maria do Carmo Nedoptalski e da vice-diretora professora Michele Maestri Pontes Nunes, para mostrar como está andamento do projeto Escola Integral, que teve início no ano de 2018. Explicaram que o projeto visa formar indivíduos autônomos, para isso, é trabalhado o conhecimento e a convivência solidária na construção de um projeto de vida melhor. No período das 7h00 às 16h00, os alunos ficam na escola. Para fazerem esse trabalho acontecer, começam a partir de quatro pilares principais da educação, o autoconhecimento, a valorização do individuo e, o aprender a fazer, somando tudo isso ao jovem que é o principal protagonista de suas ações. Para os casos de problemas de convivência e indisciplina, tem a atividade da meditação, que leva o aluno a refletir sobre os acontecimentos, soluções e as consequências de suas atitudes, após um ano de funcionamento do projeto, segundo a diretora, pode-se ver um avanço considerável em termos de comportamentos e atitudes. O vereador Leondeniz ouviu a diretora, professora Maria do Carmo, que comentou o seguinte: “Oportunizamos o momento para, criar uma parceria entre a instituição Antônia Calazans e a Câmara Municipal, Poder Público, levando as diretrizes do Programa Ensino de Tempo Integral e seu modelo pedagógico”. Em seguida completou seu comentário dando mais detalhes: “Explicamos sobre a metodologia do programa onde se engloba o protagonismo juvenil, projeto de vida, liderança de turmas, clubes juvenis, disciplinas eletivas, acolhimento nivelamento tutoria e orientação de estudos, voltados à educação dos jovens". Para o vereador que também é professor: "Está de parabéns a direção por envolver a Câmara Municipal de Apiaí, contando como está a execução do projeto e o resultado que estão tendo, ficamos contentes com a presença da escola, pois quem tocará o município daqui a algum tempo são esses jovens que precisam estar preparados, tendo um projeto de vida e sabendo relacionar-se, todos desejamos um mundo melhor e podemos começar a fazer onde estamos e a educação é o caminho" Com isso, a reunião foi encerrada, Leon agradecendo imensamente a visita da diretora e da vice-diretora, que só tem a acrescentar aos jovens e futuros governantes do município e mais uma vez parabenizando a competência dessas duas mulheres, por esse belo projeto que é a Escola Integral.