Educação - Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2015

NEGUINHO PARTICIPA DA FORMATURA DOS BOMBEIROS MIRINS EM APIAÍ

No dia 13 de fevereiro, no Núcleo Bom Samaritano, aconteceu a formatura dos bombeiros Mirins. Estiveram presentes: o presidente da Câmara Marins Cruz dos Santos (Neguinho das Queimadas), vice-prefeito Erisvaldo Bueno de Souza (Café), o Major da PM Miguel Ângelo de Campos, o Capitão Marcio de Lima Renó e o Diretor do Núcleo Bom Samaritano Norberto Sare. Foram 32 formandos que em duas semanas tiveram noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, noções básicas de combate a incêndios, civismo e cidadania com respeito aos símbolos nacionais, noções de educação no trânsito, higiene pessoal, educação familiar e ambiental, Noções de Defesa Civil. O projeto “Bombeiro Mirim” desenvolvido pela unidade é destinado à socialização de crianças e adolescentes, com intuito de oferecer aos jovens uma opção sadia de agregar conhecimentos nas mais diversas áreas, para que no futuro estejam preparados para enfrentar varias situações adversas. Visa atender crianças e adolescentes de idade entre 10 e 14 anos (categoria Bombeiro Mirim), e 15 a 18 anos, (categoria Bombeiro Aspirante) que estejam devidamente matriculadas e frequentando unidades escolares. Tem como principal meta formar cidadãos de bem e comprometidos com as causas sociais. O horário das atividades é inverso ao do período escolar. São ministradas aulas de: noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania com respeito aos símbolos nacionais, noções de educação no trânsito, higiene pessoal, educação familiar e ambiental, Noções de Defesa Civil. “O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. As atividades como os Acampamentos, as Excursões, as atividades Esportivas, as atividades de Contato com a Natureza e as atividades de Ordem Unida, tem a finalidade de fortalecer a saúde do corpo e da mente, ampliar a criatividade, o conhecimento e o círculo de amizades. Nas ações sociais e espirituais se conhecer melhor e descobrirá o prazer de fazer o bem ao próximo”, explicou o Capitão Renó.