Esportes e Recreação - Quinta-feira, 10 de Abril de 2014

DIRCEU COSMO FAZ PROJETO DE LEI PARA DENOMINAÇÃO PRAÇA DE ESPORTES CELIANO COSMO, NO DISTRITO DE LAGEADO

O município de Apiaí, através do atual Prefeito Municipal, conseguiu um convênio com o Governo Federal para construção de uma Praça de Esportes, no distrito de Lageado, cujo objetivo é integrar num mesmo espaço físico, práticas esportivas e de lazer, de modo a promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social, como é o caso do distrito. Uma característica inovadora é a finalidade direcionada às ações de mobilização social da comunidade que receberá o empreendimento. “Segundo temos conhecimento, o projeto será edificado num terreno ao lado do Campo de Futebol, será preparado para receber quadras, ginásio poliesportivo, pista de skate, administração, centro de convivência, campo de futebol, além de área verde. A obra vai revitalizar a área no entorno do campo de futebol do distrito, permitirá ao cidadão a prática esportiva e de lazer, promovendo a melhoria da qualidade de vida, além de induzir o desenvolvimento do distrito e a qualificação daquele espaço público”, define o vereador. Dirceu Cosmo explicou que “em conversa com o Prefeito Municipal, este solicitou que apresentasse Projeto de Lei visando a denominação do espaço poliesportivo, de maneira à render homenagem à pessoa que além de ter vivido na comunidade, colaborou no seu progresso e desenvolvimento. O primeiro nome que nos veio à mente é de Celiano Cosmo, nascido em 20 de março de 1919 e falecido em 11 de setembro de 1966, filho de Malvina Ribas dos Santos e avós José Cosmo (08/03/1892 – 22/01/1943) , e Catarina Cosmo (15/04/1872 – 20/03/1932) foi o empreendedor e o construtor da Igreja Católica da comunidade, tendo assumido a liderança em assuntos religiosos e de um modo geral em assuntos de interesse comum de seus moradores. Ainda, foi o pioneiro do projeto de energia elétrica no bairro, viabilizando a implantação da rede de fornecimento elétrica aos seus moradores, o que fez por sua conta e com grande sacrifício”. “Ao par de sua indiscutível liderança, foi um dos fundadores de Lageado, e por sua fervorosa religiosidade tomou frente na construção da 1ª Igreja Católica na comunidade, também Presidente da Congregação Mariana, associação ligada à Igreja, de Lageado. Seu empreendedorismo teve outras facetas importantes para o desenvolvimento da comunidade, à exemplo, da fundação da Usina de Lageado, responsável pela geração de energia elétrica consumida no local. Pelo exemplo de vida em que se constituiu merece ter perpetuado seu nome nesse importante espaço público que teremos como realidade em breve em nosso meio, para o que contamos com o inestimável apoio dos demais pares de vereança”, finaliza o vereador.